Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Lucia di Lammermoor-Cruda Funesta smania


Normanno, chefe da guarda, procura juntamente com os seus homens, nos arredores do castelo de Ravenswood, o inimigo da família Ashton, Sir Edgardo.

Lord Enrico junta-se á busca é diz a Normanno quão dificil é a sua posição politica, devido as mudanças, que se estão a verificar no poder, de um momento para o outro, o rumo dos acontecimentos pode alterar-se e ser o seu inimigo Edgardo, a quem destitui de quase todos os seus bens, a tomar o poder na região.

Apenas o casamento de sua irmã Lucia com Lord Arturo pode salvar Enrico e assegurar a sua periclitante situação, mas ela não quer aceitar esse casamento.

O venerável Raimondo, o capelão intervem desculpando Lucia e garantindo que ela continua afectada pela recente morte de sua mãe.
Normanno interrompe as explicações e afirma que a verdadeira razão é Lucia estar apaixonada por um homem, que lhe salvou a vida quando um touro a atacou, a caminho do tumulo de sua mãe e que desde então se vêem de madrugada junto à fonte.

Este apaixonado,embora desconhecido, parece ser ao que tudo indica o próprio Edgardo.

De tudo isto não existe video disponível, o primeiro que encontro corresponde a primeira ária do barítono Lord Enrico aqui cantado por Ettore Bastianini:

Nesta ária Enrico duvida do que lhe dizem cantando

“Cruel e funesta ira
acendeste no meu peito
é demais, é demasiado horrivel
esta fatal suspeita.
Faz-me gelar e tremer
Pôe-me os cabelos em pé,
Ver coberta de opróbio
Aquela que minha irmã nasceu”




ou Reenato Bruson




ou Giorgio Zancanaro






Sem comentários: