Bruce Ford nasceu a 15 de Agosto de 1956 em Lubbock, Texas, EUA.
-
Estudou no Texas Tech University e na University of Texas, e integrou o estúdio jovem da Houston Grand Opera (HGO) como formação inicial.
-
Em meados da década de 1980 mudou-se para a Europa para desenvolver a sua carreira operática profissional — primeiro em casas menores (Wuppertal, Mannheim) até aos palcos maiores.
Repertório e área de especialidade
-
Ford é particularmente associado ao repertório de Gioachino Rossini (bel canto) e a papéis de tenor lírico-ágil: por exemplo, papeis como Almaviva em Il Barbiere di Siviglia, Argirio em Tancredi, Oreste em Ermione.
-
Também canta – e tem tido grande êxito – papéis de Wolfgang Amadeus Mozart: Belmonte, Ferrando, Idomeneo, Mitridate, etc.
-
A partir dos anos 90 associou-se fortemente à casa discográfica britânica Opera Rara, gravando óperas pouco ou raramente apresentadas.
Locais de actuação e reconhecimento
-
Actuou em casas de ópera de prestígio: La Scala (Milão), Royal Opera House Covent Garden (Londres), Vienna State Opera, Metropolitan Opera (Nova Iorque).
-
A reputação: “um dos tenores mais destacados da sua geração” no campo bel canto.
Características de voz e interpretação
-
Voz lírica-ágil, bem adaptada a exigências técnicas do bel canto (coloratura, extensão, flexibilidade) e também com sensibilidade para o fraseado mozartiano.
-
Em entrevistas, Ford comenta sobre os desafios do tenor: viajar, manter a técnica, escolher repertório adequado ao seu tipo de voz.
-
Ele próprio diz que optou por se focar em repertório que “encaixa bem na minha voz” em vez de forçar papéis maiores/diferentes.
- aqui canta da opera Mitridate de Mozart Se di lauri il crine adorno
Sem comentários:
Enviar um comentário