quinta-feira, 16 de maio de 2024
Zaide-Abertura
Zaide (originalmente, Das Serail) é uma ópera inacabada em língua alemã, K. 344, escrita por Wolfgang Amadeus Mozart em 1780. O imperador José II, em 1778, estava em processo de criação de uma companhia de ópera com o propósito de interpretar o alemão. ópera. Uma condição exigida ao compositor para ingressar nesta companhia era que escrevesse uma ópera cômica. Em Salzburgo, em 1779, Mozart começou a trabalhar numa nova ópera (agora conhecida como Zaide, embora Mozart não lhe tenha dado tal título).
Na época, era popular que as óperas retratassem o resgate de ocidentais escravizados das cortes muçulmanas, uma vez que os piratas muçulmanos atacavam a navegação no Mediterrâneo, especialmente para obter escravos para diversos fins. Esta história retrata o esforço de Zaide para salvar seu amado, Gomatz.
Mozart estava compondo para um libreto alemão de Johann Andreas Schachtner, ambientado na Turquia, que foi palco de seu próximo resgate completo, Singspiel (Die Entführung aus dem Serail). Logo abandonou Zaide, para trabalhar em Idomeneo, e nunca mais voltou ao projeto. A obra ficou perdida até depois de sua morte, quando Constanze Mozart, sua esposa, a encontrou em seus manuscritos dispersos em 1799.
Os fragmentos só seriam publicados em 1838, e sua primeira apresentação foi realizada em Frankfurt em 27 de janeiro de 1866, a 110ª. aniversário do nascimento de Mozart. Desde então, Zaide foi considerado a base de uma obra-prima e recebeu elogios da crítica.
O título Zaide foi fornecido pelo pesquisador de Mozart Johann Anton André, que publicou a partitura pela primeira vez, incluindo sua própria conclusão, na década de 1830.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Só duetos famosos
- Ana Bolena-02-Va infelice e teco reca
- Boheme(La)-06-O soave fanciulla
- Cavalleria Rusticana-02-Ah lo vedi
- Cavalleria Rusticana-07-tu qui santuzza
- Cavalleria Rusticana-08-No no Turiddu rimani ancora
- Don Giovanni-5-La ci darem la mano
- Elixir do amor-05-Chiedi all aura lusinghiera
- I Puritani-01-Vieni fra queste braccia
- I Puritani-3-Suoni la tromba intrepido
- Il Trovatore-16-Mira di acerbe lagrime
- Julio Cesar--Son nata a lagrimar
- La Traviata-04-Un di felice eterea
- La Traviata-19-Parigi o cara
- Norma-11-Mira o Norma
- Norma-13-In mia man alfin tu sei
- Rigoletto-08-Giovanna ho dei rimorsi
- Stiffello-1-ite che il fallo a tergere
- Un ballo in maschera-005-Non sai tu che se l'anima mia
Sem comentários:
Enviar um comentário