Fanciulla seguiu Madama Butterfly, também baseada em uma peça de Belasco. A ópera tem menos destaques marcantes que caracterizam as outras obras de Puccini, mas é admirada por sua orquestração impressionante e por uma partitura que é mais melodicamente integrada do que é típico de seu trabalho anterior.
Fanciulla apresenta influências dos compositores Claude Debussy e Richard Strauss, sem ser de forma alguma imitativa. Também foram encontradas semelhanças entre o libreto e a obra de Richard Wagner, embora alguns atribuam isso mais ao enredo original da peça e afirmem que a ópera permanece essencialmente italiana.
Na época de sua estreia, Puccini declarou La fanciulla del West a maior composição de sua carreira como compositor.
A obra teve uma estreia altamente divulgada no Metropolitan Opera, na cidade de Nova York, em 1910, que foi imensamente popular entre o público, mas, para decepção de Puccini, recebeu uma reação nada positiva dos críticos americanos que sentiram que o compositor não conseguiu integrar efetivamente uma estética americana na partitura da ópera.
A ópera foi amplamente apresentada internacionalmente nos três anos seguintes à estreia em apresentações em cidades dos Estados Unidos, Europa e América do Sul. No entanto, a reação crítica ao trabalho foi amplamente negativa internacionalmente, com exceção dos críticos na Itália neste momento da história.
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