Ele obteve a cidadania francesa em 1981, mas também manteve sua cidadania italiana anterior.
Alagna nasceu em Clichy-sous-Bois , nos arredores da cidade de Paris, em 1963 numa família de imigrantes sicilianos . Quando adolescente, o jovem Alagna começou a tocar e cantar pop em cabarés parisienses ,
Ele foi descoberto por Gabriel Dussurget , o co-fundador do Festival de Aix-en-Provence
Depois de vencer o Concurso Internacional de Voz Luciano Pavarotti , iniciativa do Ministério do Patrimônio e Atividades Culturais da Itália, iniciada em Modena em 1988, Alagna estreou-se profissionalmente como Alfredo Germont em La traviata
Alagna abriu a temporada 2006/07 no La Scala em 7 de dezembro de 2006 na nova produção de Aida de Franco Zeffirelli .
Durante a segunda apresentação em 10 de dezembro, Alagna, cuja apresentação de abertura foi considerada pouco à vontade, foi vaiado e assobiado do loggione (os assentos mais baratos no fundo do La Scala) e saiu do palco.
A reação do tenor às suas críticas públicas foi denunciada como imatura e pouco profissional pela administração do La Scala e por Zeffirelli, que disse: "Um profissional nunca deve se comportar dessa maneira. Alagna é muito sensível, é muito fácil ferir seus sentimentos.
O papel de Radamés foi assumido com sucesso pelo resto da performance por seu substituto Antonello Palombi , que entrou no palco vestindo jeans e camisa preta.
Em 1996, casou-se com a soprano romena Angela Gheorghiu .
O casal anunciou o divórcio em 2009, mas reconciliou-se em 2011. No entanto, em janeiro de 2013, o casal concordou mutuamente em um divórcio formal.
Alagna e a soprano polonesa Aleksandra Kurzak começaram um relacionamento, e sua filha, Malena, nasceu em 29 de janeiro de 2014.
Alagna trabalhou junto em vários projetos com seus irmãos Frédérico Alagna e o encenador e compositor David Alagna . Os três irmãos gravaram um álbum de música leve, Serenades , e trabalharam juntos na ópera do irmão mais novo David, baseada no Último Dia de um Homem Condenado
Aqui canta "La Fleur que tu m'avais jétée", da CARMEN, com
Elina Garanca (Carmen) . Roberto Alagna (Don José) . Barbara Frittoli (Micaëla)
Sem comentários:
Enviar um comentário