Ela começou sua carreira como soprano lírica em 1975 e passou as três décadas seguintes desempenhando papéis principais em casas de ópera internacionalmente
. Particularmente celebrada por suas interpretações das heroínas de Mozart, ela foi a principal soprano da Metropolitan Opera de 1983-1991. Além dos papéis principais de Mozart, como Condessa Almaviva, Elettra, Fiordiliggi e Donna Elvira, ela teve um sucesso especial com a Mimì em La bohème de Puccini e o papel-título em Jenůfa de Janáček.
Os pais de Alexander estudaram música no Virginia State College, onde foram alunos de Undine Smith Moore. Sua mãe era soprano e seu pai, regente de coral.
Ela cresceu em Yellow Springs, Ohio, depois que sua família se mudou para lá quando ela tinha 2 anos.
Alexander mudou-se para a Holanda aos 23 anos. Ela fez sua estreia na Ópera da Holanda em 1975 como Fanny em La cambiale di matrimonio. Mais tarde naquele ano, ela criou o papel de Bubikopf na estreia mundial de Der Kaiser von Atlantis, de Viktor Ullmann.
Outros papéis iniciais com aquela casa incluíram a princesa Ninetta em O amor por três laranjas de Prokofiev,
Ela fez várias participações como heroínas de Mozart com a Ópera Estatal de Berlim e a Ópera de Zurique, incluindo os papéis de Fiordiligi em Cosi fan tutti, Elettra em Idomeneo e Condessa Almaviva em As Bodas de Fígaro.
Em 1980, Alexander fez sua estreia americana como Pamina em A Flauta Mágica com a Grande Ópera de Houston.
Em 1982, Alexander fez sua estreia na Komische Oper Berlin como a Mimì de Puccini; um papel que ela cantou novamente em sua estreia no The Royal Opera de Londres em 1984 e no English National Opera em 1992
Alexander foi casado duas vezes. Seu primeiro casamento foi com Edo de Waart no início dos anos 1970 e terminou em divórcio. Ela se casou com seu segundo marido, o gerente de orquestra Siebe Riedstra, em 1975.
Aqui canta da Bodas de Figaro Voi che sapete
Sem comentários:
Enviar um comentário