Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

John Alexander

John Alexander (nasceu a 21 de outubro de 1923 faleceu a  8 de dezembro de 1990) foi um tenor operístico americano que teve uma carreira substancial durante os anos 1950 até os anos 1980. 

Ele tinha um relacionamento de longa data com o Metropolitan Opera em Nova York, cantando com essa companhia todos os anos entre 1961 e 1987, em um total de 379 apresentações.

Ele também se apresentou periodicamente na New York City Opera durante sua carreira e foi uma presença frequente na Philadelphia Lyric Opera Company durante o final dos anos 1950 e 1960.

Embora tenha passado a maior parte de sua carreira na cidade de Nova York, Alexander ocasionalmente viajava para se apresentar como artista convidado em muitas das principais casas de ópera do mundo, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. 

a maior parte da carreira de Alexander foi passada em papéis líricos do repertório italiano e francês, Alexander teve peso suficiente em sua voz para enfrentar com sucesso alguns dos papéis mais leves de Heldentenor de Richard Wagner e Richard Strauss .

Apesar de alguns desses papéis, no entanto, seu repertório no Metropolitan não incluía peças mais pesadas. Em vez disso, ele era conhecido por um extenso repertório lírico que abrangia as obras de Mozart, Puccini, Verdi e Donizetti, entre outros. 

Seus papéis principais incluem Alfredo em La traviata , Arbace em Idomeneo , Belmonte em Die Entführung aus dem Serail , o duque de Mântua em Rigoletto , Edgardo de Lucia di Lammermoor, Ferrando em Così fan tutte , Hoffman em Les contes d'Hoffmann , Tenente BF Pinkerton em Madama Butterfly , Rodolfo em La bohème e os papéis principais em Don Carlos e Faust .

Aqui canta  Se il tuo duol, se il mio desio de Idomeneo

Sem comentários: