Kathleen Battle nasceu em Portsmouth, Ohio, 13 de agosto de 1948) é uma soprano lírica norte-americana, conhecida pela sua voz ágil e leve e seu tom puro
A mais jovem irmã de sete crianças. Seu pai foi um metalúrgico e sua mãe foi uma participante ativa em um coral gospel de uma igreja Episcopal Africana Metodista. Battle estudou na Escola Portsmouth, onde seu professor de música e mentor foi Charles Phil Varney. Battle sempre foi uma boa aluna, chegando a ganhar uma bolsa de estudos da Universidade de Cincinnati, onde estudou no Conservatório de Música, onde estudou canto com Franklin Bens e também trabalhou com Italo Tajo .
Em 1971, Battle embarcou em uma carreira de professora de canto em Cincinnati, onde deu aulas em escolas públicas. Em 1972, em seu segundo ano como professora de canto, um amigo e membro do coro da igreja telefonou para Battle e informou que o maestro Thomas Schippers estava fazendo audições em Cincinnati. Em sua audição, Schippers pediu para ela cantar a parte solista para soprano de Ein deutsches Requiem de Johannes Brahms, no Festival dos Dois Mundos em 1972 em Spoleto, Itália. Sua performance aconteceu no dia 9 de julho, marcando o começo de sua carreira profissional
Durante alguns anos, Battle cantou em muitos concertos em Nova Iorque, Los Angeles e Cleveland. Em 1973 ela foi premiada com um suporte de carreira pela Fundação de Música Martha Baird Rockefeller. Thomas Schippers introduziu Kathleen Battle a seu maestro e colega James Levine, que selecionou Battle para cantar Mater Glorioso na Oitava Sinfonia de Gustav Mahler, com a Orquestra Sinfônica de Cincinnati, no Festival de Maio em 1974. Este foi o começo de uma amizade pessoal e profissional entre Battle e Levine, que resultou em muitas gravações e performances em recitais e concertos, incluindo apresentações em Salzburgo, Ravinia e no Carnegie Hall.
Battle fez sua estreia operística em 1975 como Rosina em Il barbiere di Siviglia com a Ópera do Teatro de Michigan. Ela fez sua estreia com a Ópera da Cidade de Nova Iorque no ano seguinte, como Susanna em [[Le nozze di Figaro de Wolfgang Amadeus Mozart e em 1977 fez seus débuts na Ópera de São Francisco, como Oscar em Un ball in maschera de Giuseppe Verdi e no Metropolitan Opera House como Shepherd em Tannhäuser de Richard Wagner. A última performance conduzida por James Levine Battle fez sua estreia no Festival Glyndebourne cantando Nerina em La fedeltà premiata de Joseph Haydn em 1979
Durante a década de 1980, Battle apresentou-se em recitais, trabalhos corais e óperas. Seu trabalho continuou a ser apreciado nas mais importantes casas do mundo. Em 1980 ela fez sua estreia na Ópera de Zurique como Adina em L'elisir d'amore de Gaetano Donizetti.
Em 1985, ela foi a soprano solista da Missa de Coroação de Wolfgang Amadeus Mozart na Basílica de São Pedro no Vaticano durante uma missa comandada por João Paulo II, com a Filarmônica de Viena, conduzida por Herbert von Karajan. No meso ano ela fez sua estreia no Royal Opera House como Zerbinetta em Ariadne auf Naxos]]. Em 1987 ela foi convidada por Karajan para cantar a Valsa da Primavera de Johann Strauss no Concerto de Ano Novo de Viena, a única performance de Karajan televiosionada internacionalmente. Na ópera, ela cantou vários papéis, como Oscar na Ópera Lírica de Chicago e a tão aclamada Semele de Georg Friedrich Händel no Carnegie Hall. Ela retornou a Salzburgo várias vezes para cantar Susanna, Zerlina e Despina.
Battle tornou-se uma soprano prestigiada no Metropolitan Opera House na década de 1980 cantando aproximadamente 150 vezes com a companhia em 13 óperas diferentes
Ela apresentou-se também na Ópera de São Francisco, Covent Garden, Grande Teatro de Gênova, Ópera Estatal de Viena e na Ópera Alemã de Berlim.
Em 1990, Battle e Jessye Norman apresentaram um programa espiritural no Carnegie Hall, com James Levine conduzindo. No mesmo ano, ela retornou ao Covent Garden para cantar Norina em Don Pasquale e apresentou uma série de recitais solo na Califórnia, aparecendo também no Hollywood Bowl com a Filarmônica de Los Angeles O recital solo no Carnegie Hall veio em 27 de abril de 1991, como parte do Festival do Centenário da casa. Acompanhada pelo pianista Margo Garrett, ela cantou árias e músicas de Händel, Mozart, Franz Liszt, Sergei Rachmaninoff e Richard Strauss
Ela apresentou uma variedade de papéis das óperas de Mozart, Donizetti e de Gioacchino Rossini e fez sua estreia como Marie em La fille du régiment de Donizetti na Ópera de São Francisco (. Entre 1990 e 1993, ela apresentou-se em muitas produções no Metropolitan Opera House, como Il barbiere di Siviglia (1990), Die Zauberflöte (1991 e 1993), L'elisir d'amore (1991, 1992, 1991, com o tenor Luciano Pavarotti)
Em dia 16 de abril de 2008 cantou para o Papa Bento XVI, na ocasião da Visita Papal a Casa Branca. Essa marcou como a sua segunda apresentação para um papa, a primeira foi para João Paulo II em 1985)
Atualmente Battle continua se apresentando em recitais e concertos.
Aqui L'elisir d'amore (1991, 1992, 1991, com o tenor Luciano Pavarotti)
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