Joseph, Baron van Damme nasceu em Bruxelas a 25 de agosto, 1940), nome artístico José van Dam, é um baixo-barítono belga.
Aos 17 anos, ingressou no Conservatório Real de Bruxelas e estudou com Frederic Anspach. Um ano depois, formou-se com diplomas e primeiros prêmios em voz e performance de ópera.
Ele fez sua estreia na ópera como o professor de música Don Basilio em Il Barbiere di Siviglia de Gioacchino Rossini na Ópera de Paris em 1961, e permaneceu na companhia até 1965, quando cantou seu primeiro papel importante, Escamillo de Carmen de Bizet.
Ele então cantou por duas temporadas em Genebra, La Scala, Covent Garden e em Paris. Em Genebra, Van Dam cantou na estreia de La mère coupable de Milhaud em 1966. Lorin Maazel ouviu van Dam e o convidou para gravar a espagnole L’heure de Ravel com ele para o Deutsche Grammophon.
Em 1967, Maazel o convidou para ingressar na Deutsche Oper em Berlim.
Van Dam se apresentou no L'Opéra de Paris, Covent Garden, Metropolitan Opera, Teatro alla Scala em Milão, Vienna State Opera, Deutsche Oper Berlin, Théâtre Royal de la Monnaie em Bruxelas, Teatro Colón em Buenos Aires, Festival de Salzburgo , e festivais em Aix-en-Provence e Orange, França.
Aqui canta a Marcha de Escamillo da Carmen
Sem comentários:
Enviar um comentário