Dorothy Kirsten nasceu a 6 de julho de 1910 em Montclair, Nova Jersey e faleceu a 18 de novembro de 1992 em Los Angeles, Califórnia ) foi uma soprano americana.
A mãe de Kirsten era organista e professora de música, seu avô era maestro e sua tia-avó, Catherine Hayes , também era cantora de ópera. Ela deixou o ensino médio aos 16 anos e trabalhou na empresa de máquinas de costura Singer Corporation e na New Jersey Bell , estudando voz em seu tempo livre. Seu professor, Louis Darnay, acabou contratando-a como secretária e empregada .
No final da década de 1930, ela tinha uma carreira profissional em andamento como cantora de rádio no WINS , membro do Kate Smith Chorus e vocalista de orquestras pop. Foi mentora de Grace Moore desde 1938, que estudou em Roma com Astolfo Pescia . Seu tempo na Europa foi interrompido pela eclosão da Segunda Guerra Mundial , e ela voltou em 1939, estreando na Feira Mundial de Nova York .
Papéis seguidos na Companhia de Ópera de Chicago ( Manon , 1940), Companhia de Ópera de San Carlo (1942), Ópera de Nova York (1943), Ópera de São Francisco(1945) e New York Philharmonic (1945). Seu programa de rádio "Keepsakes" durou um ano entre 1943 e 1944.
Kirsten juntou-se à lista dos principais sopranos da Filadélfia La Scala Opera Company (PLSOC) em 1943 e passou grande parte de seu tempo realizando até 1947.
Ela fez sua estréia com a companhia em uma apresentação fora da cidade na Mesquita da Síria, em Pittsburgh em 18 de maio de 1943 como Mimì em La Boheme, de Giacomo Puccini , com Nino Martini como Rodolfo, Carlo Morelli como Marcello e Armand Balendonck . Na estação PLSOC de 1943–1944 na Academia de Música, ela retratou Mimì muitas vezes e cantou Nedda em Pagliacci comGiovanni Martinelli como Canio.
Kirsten estreou na Metropolitan Opera com o papel de Mimi em La Boheme em 1º de dezembro de 1945 e continuou a cantar com o Met pelos próximos trinta anos. Enquanto se apresentava principalmente nos Estados Unidos, ela se apresentou na Europa algumas vezes e fez apresentações na URSS em 1962, cantando Violetta em La Traviata na Ópera Bolshoi . Cantou nas estreias americanas de Troilus e Cressida, de William Walton , e nos Diálogos dos Carmelitas, de Francis Poulenc , em São Francisco .
Ela publicou uma autobiografia , A Time to Sing, em 1982. Ela foi casada três vezes. Seu primeiro casamento foi com Edward MacKayes Oates, com um divórcio em 1949; o segundo para Eugene Chapman em 1951, que morreu três anos depois; e o terceiro ao neurocirurgião Douglas French, que morreu em 1989.
Ela sofreu um derrame em 5 de novembro de 1992 e morreu de complicações em 18 de novembro de 1992. Ela esta sepultada no Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Califórnia .
Aqui canta com Mario de Monaco o dueto Viene la sera da Butterfly
Sem comentários:
Enviar um comentário