Donald John Gramm nasceu a 26 de fevereiro de 1927 e faleceu em Nova Iorque a 2 de junho de 1983, foi um baixo-barítono americano cuja carreira foi dividida em apresentações de ópera e concerto .
Gramm nasceu Donald John Grambsch em Milwaukee, Wisconsin de ascendência alemã. Mais tarde, ele mudou o sobrenome Grambsch para Gramm. Ele recebeu a sua formação musical cedo no Wisconsin Colégio Conservatory of Music (1933-1944) e cantou sua estreia operática aos 17 anos em Chicago Eighth Street Theatre como Raimondo em Donizetti Lucia di Lammermoor .
Ele estreou em Nova York em 1951 no L'enfance du Christ, de Berlioz, com a The Little Orchestra Society . No ano seguinte, estreou na New York City Opera como Colline em La bohème, em Puccini, e continuou a cantar com essa companhia em quase todas as temporadas nos próximos 30 anos.
Gramm morreu de ataque cardíaco na cidade de Nova York em 2 de junho de 1983. Ele tinha 56 anos. Ele havia acabado de terminar um conjunto de apresentações em Norma de Bellini com Sarah Caldwell e a Opera Company de Boston em 29 de maio.
Seu publicitário disse que se queixou de dores no peito na última semana, mas que parecia estar de boa saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário