Marisa Galvany nasceu nascida em 19 de junho de 1936 em Paterson Nova Jersey, é uma soprano americana que teve uma carreira internacional ativa atuando em óperas e concertos até o início dos anos 2000. Conhecida pela grande intensidade de suas performances, Galvany destacou-se particularmente ao retratar as heroínas de Verdi .
estudou principalmente com Armen Boyajian (também professor de Paul Plishka , Samuel Ramey e Harry Theyard ).
fez sua estréia na ópera profissional na Ópera de Seattle em 1968 no papel-título de Tosca de Giacomo Puccini . No ano seguinte, ela interpretou a heroína-título na Medéia de Simon Mayr em Corinto, na cidade de Nova York, uma performance que foi gravada para o Vanguard.
Ela fez sua primeira aparição internacional em 1972 no Palácio de Bellas Artes, na Cidade do México, no papel-título de Aida, de Giuseppe Verdi .
Em 1972, foi oferecido a Galvany um contrato para se juntar à lista dos principais cantores da New York City Opera por Julius Rudel . Ela aceitou, fazendo sua estréia na empresa no final daquele ano como Elisabetta em Maria Stuarda, de Gaetano Donizetti , ao lado de Beverly Sills no papel-título.
continuou a cantar regularmente com essa empresa até 1983, interpretando papéis como Abigaille em Nabucco , Amelia em Un ballo em maschera , Gilda em Rigoletto , Odabella em Átila , Santuzza em Cavalleria rusticana , Violetta em La traviata e os papéis-título em Anna Médée de Bolena e Luigi Cherubini . Ela também cantou em várias produções diferentes de Tosca, onde fez parceria com tenores como José Carreras e Theyard.
Em 1973, Galvany filmou sua aclamada Lady Macbeth, em Macbeth , para a Canadian Broadcasting Company , ao lado de Louis Quilico . Nesse mesmo ano, fez sua primeira aparição na Philadelphia Lyric Opera Company como Aida, com Pier Miranda Ferraro como Radamès, Joann Grillo como Amneris e Gianfranco Rivoli na direção.
Galvany estreou na Metropolitan Opera em 1979, no papel-título de Norma . Em 1985, a atriz cantou Gertrud em Hänsel und Gretel e Ortrud em Lohengrin em turnê com a empresa, depois o Kostelnička em Jenůfa durante a temporada de outono no teatro. Na Ópera de Cincinnati , ela apareceu em Turandot (com Theyard) e Salome (com Ticho Parly como Herodes).
Em meados da década de 1980, Galvany começou a acrescentar papéis mezzo-soprano ao seu repertório. Cantou Amneris em Aida na Ópera de Cincinnati em 1985. Em 1992, cantou o papel-título em Carmen, de Bizet, com a Grand Opera de Nova York . (NYGO) Ela se apresentou com freqüência no NYGO no início dos anos 2000.
No cenário internacional, Galvany apareceu na Opern- und Schauspielhaus Frankfurt , no Liceu , no Great Theatre, em Varsóvia , no Teatro Nacional de Praga e no Teatro Nacional de Belgrado, entre outros. Ela também cantou em óperas no Brasil e na Venezuela.
Sem comentários:
Enviar um comentário