LIVIA BUDAI, nasceu na Hungria a 23 de Junho de 1958, e emergiu como uma das principais mezzo-sopranos do mundo.
De vários prêmios de canto internacional, mudou-se para a Ópera Estatal de Budapeste por quatro anos depois de se formar com honras na aclamada Academia de Música Franz Liszt.
Em 1977, ingressou no respeitado Teatro Alemão de Música em Gelsenkirchen, e no mesmo ano fez sua estréia de grande sucesso no Covent Garden como Azucena (com Bergonzi).
No ano seguinte, a LIVIA BUDAI foi Eboli em São Francisco.
De 1980 a 1990, ela retratou todo o repertório dramático de mezzo-soprano com a Ópera Estatal da Baviera, em Munique. Durante o mesmo período, LIVIA BUDAI apareceu na Ópera Estatal de Viena no papel de Eboli, além de uma nova produção da versão francesa original no Covent Garden, e depois se apresentou em várias óperas por toda a Europa, incluindo Madri (Elisabeth em Maria Stuarda com Caballe), Florença (Giulietta, Maddalena), Barcelona (Eboli e Laura), Hamburgo (Azucena, Eboli, Amneris), Monte Carlo (Carmen), Berlim (Laura ao lado de Domingo, Amneris, Azucena, Vênus e Carmen com Atlantow), Bolonha (Brangaene, Preziosilla, Judith de Bartok), Roma (Judith de Bartok).
Sua transmissão televisiva incluiu: da Bélgica (BRTV0 Don Carlo '81, Il Trovatore '84, Tristan e Isolde '85. Da Holland Icebreaker '83, da França (Marselha FR-3) Rusalka '82, de Findland Don Carlo '85, Falstaff, de Aix-en-Provence '89 e Orange Nabucco (FR3) '89.
LIVIA BUDAI não apenas oferece uma voz excelente, mas também traz uma grande vitalidade a todos os seus personagens. Além disso, ela se sente confortável em um ambiente de concerto, tendo realizado em vários grandes centros Londres, Paris, Berlim, Roma, Budapeste, Bruxelas, Montreal, Toronto, Viena.
Aqui canta a famosa ária de Eboli O don fatale da ópera Don Carlos
O mio Fernando de La Favorita
Sem comentários:
Enviar um comentário