Anna Moffo nasceu em Wayne a 27 de Junho de 1932 e veio a morrer a 9 de Março de 2006 em Nova Iorque) foi uma soprano italo-americana, considerada uma das melhores sopranos lírico-coloratura de sua geração, activa principalmente na década de 1960.
Durante o seu apogeu, Moffo foi muito admirada pela pureza, agilidade, alcance e emoção de sua voz e sua grande beleza física.
Após se graduar na Radnor High School, foi-lhe oferecida a oportunidade para ir a Hollywood, onde acabou estudando no Instituto de Música Curtis na Filadélfia, com Eufemia Giannini-Gregory, irmã da soprano Dusolina Giannini.
Em 1954, ela foi para a Itália para completar os seus estudos na Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma, onde ela foi aluna de Mercedes Llopart e Luigi Ricci.
Moffo fez sua estreia operística oficial em 1955 como Norina em Don Pasquale.
Logo após, ainda sem muita experiência e virtualmente desconhecida, ela teve a oportunidade de cantar o papel de Cio-Cio San na RAI, em uma produção de Madama Butterfly de Giacomo Puccini.
Outras ofertas apareceram e ela apareceu em outras duas produções televisionadas no mesmo ano, como Nannetta em Falstaff de Giuseppe Verdi
- Sul fil d'un soffio etesio
e como Amina em La sonnambula de Vincenzo Bellini.
Sem comentários:
Enviar um comentário