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sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Cesare Siepi

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Cesare Siepi (1923–2010) foi um dos maiores baixos do século XX, reconhecido por uma combinação rara de voz nobre, presença cénica carismática e uma elegância natural que o tornou referência em vários papéis do repertório italiano e mozartiano.

A voz

A voz de Siepi era aquilo que muitos chamam de baixo verdadeiro:

  • timbre escuro,

  • homogéneo em toda a extensão,

  • grave profundo porém nunca pesado,

  • uma linha de canto limpa e fluida,

  • dicção impecável.

Tinha também uma musicalidade aristocrática, que o distinguia de baixos mais “brutais” ou caricaturais.

O Don Giovanni lendário

Para muitos, o Don Giovanni de Mozart interpretado por Cesare Siepi é o maior do século XX.

Por quê?

  • Ele cantava o papel como um verdadeiro nobre sedutor, não como um fanfarrão.

  • Movia-se no palco com subtileza e elegância.

  • A voz transmitia tanto charme quanto ameaça.

  • O “Deh, vieni alla finestra” com ele tornou-se emblemático — uma serenata dita quase ao ouvido do público.

A sua parceria com grandes maestros (Karl Böhm, Josef Krips, Erich Kleiber) ajudou a cimentar essa reputação.

O grande baixo italiano

Para além de Mozart, Siepi brilhou no grande repertório italiano:

  • Filippo II (Don Carlo): interpretação de referência pela dignidade melancólica do personagem;

  • Fiesco (Simon Boccanegra): profundo e comovente;

  • Basilio (Il barbiere di Siviglia): ironia contida e elegante;

  • Zaccaria, Méphistophélès, Colline, entre muitos outros.

Era um cantor capaz de unir peso e beleza de timbre, o que o colocava numa categoria raríssima.

Carreira internacional

  • Estreou no Teatro alla Scala aos 18 anos, ainda adolescente.

  • Foi presença constante no Metropolitan Opera durante mais de 20 anos.

  • Atuou em praticamente todos os grandes palcos: Viena, Salzburgo, Londres, Paris, São Francisco…

Seu carisma fazia dele não só um grande cantor, mas também um ator de presença magnética.

A tradição que deixou

Cesare Siepi é frequentemente citado como:

  • um dos últimos baixos “de escola italiana” com som amplo e apoio impecável;

  • modelo de estilo no canto mozartiano;

  • referência para baixos posteriores como Ruggero Raimondi, Ferruccio Furlanetto e René Pape.

  • Aqui canta La ci darem la mano ,com a minha adorada Mirella Frenida ópera  Don Giovanni

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