Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 21 de março de 2011

Renata Tebaldi-1ªParte

Renata Tebaldi nasceu em Itália em Pesaro a 1 de Fevereiro de 1922 e viria a falecer em San Marino a 19 de Dezembro de 2004 e foi uma soprano lírico spinto, considerada uma das grandes da ópera italiana

Renata Tebaldi, com a tenra idade de três anos, sofreu de poliomielite, mas conseguiu curar-se completamente. Ela foi criada, durante a maior parte do tempo, em Langhirano, próximo a Parma, pela sua mãe.

Ainda muito cedo, interessou-se pelo canto, e precisou mentir sua idade, para entrar no Conservatório Arrigo Boito, que só permitia alunas acima dos dezoito anos.

Em 1940, Tebaldi voltou a Pesaro para estudar com a famosa soprano da Escola Verista Carmen Melis.

Em 1944, Tebaldi debutou em Rovigo como Elena, em Mefistofele, de Arrigo Boito.

  • L'altra notte in fondo al mare dessa ópera



Em 1945, ela debutou em dois dos seus maiores papéis: Mimì, de La Bohème, e Desdêmona, de Otello.

  • La Canzone del salice de Otello de Verdi



Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Teatro alla Scala foi reaberto, e ela foi convidada por Arturo Toscanini para cantar no concerto de abertura a preghiera (pregação) de Mosè in Egitto, de Gioacchino Rossini, e o Te Deum, de Giuseppe Verdi.


A reputação de Renata Tebaldi cresceu rapidamente, e logo ela se tornou a maior promessa do canto na Itália. Foi nessa ocasião que surgiu o famoso apelido La Voce d'Angelo (a voz de anjo), pelo qual Tebaldi se tornou conhecida até hoje.

Após esse debute no La Scala, Tebaldi passou a cantar Mimì, Desdêmona, Maddalena (de Andrea Chénier), Aida, Tosca e Violetta (de La Traviata).

  • Amami Alfredo desta úitima ópera cantando com Giuseppe Campora


(A má qualidade do som é compensada com a loucura que sente no público por esta magnífica interpretação qie levou ao encore)


Notas :

  • No 4 º aniversário da morte de Renata Tebaldi em 2008 publiquei neste mesmo blog a sua interpretação em Piango gemo sospiro e Vivaldi

Sem comentários: